Marvel Figurine Collection no Brasil!! (ou não?!)

Para quem não conhece a Marvel Figurine Collection é uma coleção de figuras de chumbo feita pela fabricante “Eaglemoss” e vendida nos moldes “revista+brinde”. Comprando uma revista, que na realidade é um dossiê de um herói Marvel, você ganha junto uma miniatura de chumbo do determinado personagem.

figurines

A idéia, apesar de simples, emplacou no Reino Unido de uma maneira espantosa, e desde 2007 já se contam mais de 200 edições e miniaturas (incluindo edições especiais). A boa noticia é que agora a PANINI está trazendo essa incrível coleção até nós… ou não?

marvel_classic_magazines

Bom, vamos por partes e com muita calma nessa hora. APARENTEMENTE a PANINI está tentando trazer essa coleção até nós. Se você visitar o site www.marvelfigurines.com.br poderá ver que lá existe uma opção de assinatura para receber os números dessa coleção em casa, mas ao tentar assinar você é feito de bobo e aparece uma mensagem que aquilo é apenas um estudo de interesse. Se você se der ao trabalho de ligar lá no serviço ao consumidor, bem… ninguém vai saber te informar nada. Graças a internet e aos fóruns espalhados pelo Brasil pude confirmar que a PANINI lançou sim essa coleção em bancas de jornal, e hoje já está na 3ª edição.

edicao1

PORÈM não foi em todos os lugares que as edições foram lançadas, e apenas algumas cidades foram contempladas com esse lançamento: Blumenau/SC; Maringá/PR; Ribeirão Preto/SP; Jundiaí/SP; Uberlândia/MG; Ipatinga/MG; Vitoria/ES e Teresina/PI. Não sei por qual motivo, razão ou circunstancia essas foram as cidades escolhidas. Não entendo nada de estudo de mercado, marketing ou seja lá o que for que estiverem tentando fazer, mas sei que o fato de não terem colocado nenhum centro urbano nesse meio o resultado obtido estará longe de ser fidedigno. Sem contar que esse negócio de colocarem uma “assinatura de interesse” na internet foi de extremo mal gosto, já que estraçalha nosso sonho de consumo em um clique quando você lê a mensagem: “Agradecemos seu interesse na Coleção Marvel figurines. Esta é uma manifestação de interesse na assinatura da Coleção Marvel figurines. Você não será cobrado de qualquer valor referente ao preenchimento deste formulário de interesse neste momento. Você será comunicado antecipadamente sobre o lançamento da coleção em assinaturas e no caso do lançamento terá garantia do preço aqui ofertado.”
Ainda colhendo informações de fóruns do Brasil, especializados em figuras de ação ou mesmo no fórum oficial da PANINI, é claro e transparente o interesse e desespero do povo em comprar essa coleção, gastando o suado dinheirinho. Todo esse interesse e ansiedade está levando VÁRIOS membros dessas comunidades a procurarem outras formas de comprá-las, seja via e-bay, mercado livre ou importadores, fazendo a própria editora italiana perder compradores. Agora, o interessante é dizer que toda a ansiedade e desespero dos marvetes se dá apenas por um motivo: TOTAL FALTA DE INFORMAÇÃO DA PANINI.

figurines

A centralização da informação que está ocorrendo hoje está prejudicando (E MUITO!) as futuras vendas e garantia de sucesso da coleção aqui no Brasil. Na minha opinião é claro que esta tendo um grave erro no departamento de vendas e marketing da PANINI, pois com o “mercado nerd” tão receptivo, muitas vendas, dinheiro e clientes estão sendo perdidos.
Quero deixar BEM CLARO que todas as informações contidas nesse artigo expressam opiniões pessoais e informações colhidas pela internet, já que a PANINI não dá informação nenhuma, e parece que nenhum funcionário do call center sabe informar nada.
Para tentar diminuir um pouco a ansiedade geek, nós da COMIC CITY disponibilizamos um arquivo em Excel com todos os futuros lançamentos e figuras já lançadas pela EAGLEMOSS no Reino Unido. Para verificar a imagem do personagem, basta pousar o mouse sobre o nome da figura. Este arquivo ainda serve como checklist para você não se perder na coleção: [CLASSIC MARVEL COLLECTION] (Clique aqui para baixar)
Espero que tenhamos melhores noticias em breve.