Quem não se lembra do massacre que ocorreu na escola em Realengo no Rio de Janeiro, quem que não ficou sabendo do caso do rapaz que era motivo de chacota, de zombaria (bullying) e anos depois voltou a sua escola para descarregar toda a sua raiva em alunos que não tinham nada haver com sua ira.

Muitos meios de comunicação tentaram entender porque ele fez aquilo e classificaram-no como “assassino”, “insano”, “louco”, na minha opinião eu o chamaria de pobre coitado, digno de pena.O bullying que este rapaz sofreu não justificou o seu ato, mas trouxe a questão, “Porque o bulliyng ocorre? , e “Qual atitude que deve-se tomar frente ao bulliyng?

Procurando tentar responder estas perguntas, usarei as historias em quadrinhos e citarei como exemplo o alter ego do Homem-aranha, Peter Parker, um estudante nerd, franzino, de óculos, que sofre constantes “ataques” do valentão da escola, Flash Thompson.

The-Amazing-Spider-Man-on-Bullying-prevention

Após uma exposição de ciências, Peter Parker sofre a picada de uma aranha radiotiva ou geneticamente modificada (em algumas origens do herói) e ganha poderes, e sua primeira atitude é ir na escola socar a cara de Flash Thompson? Não! Sua primeira atitude, em parte uma preocupação madura, é ganhar dinheiro para ajudar os seus tios que passam por problemas financeiros.O jeito que ele encontra é o desafio proposto por um empresário de derrotar um grande lutador num programa de tv de luta-livre. Não poderia haver teste melhor para poderes incríveis, e a sensação de revide satisfeita, do que contra o expoente do valentão da escola, um lutador experiente de luta-livre.

Depois de ganhar a luta, o empresário resolve não pagar o Homem-aranha, logo depois o empresário é roubado e quando um policial tenta pegar o ladrão o Homem-aranha da passagem para o bandido. A fuga deste ladrão acarreta a morte do tio de Peter, o tio Ben, e com isso ele aprende a dolorosa lição de que: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades, ou seja, por causa de um ato infantil ele aprendeu as duras responsabilidades de uma vida adulta”.

Talvez seja por isso que apesar de nós leitores querermos que Peter Parker de umas boas porradas em Flash Thompson e prenda-o no teto com teia, ele não fará isso, pois se tornou uma pessoa adulta após uma dolorosa transição da vida infantil para a vida adulta.

O que acabei de descrever foi uma das possíveis atitudes que se pode tomar frente ao bullying, e o porque de talvez ele ocorrer, na minha opinião tem como base o medo do diferente.
Desde muito tempo o homem teme o que para ele é diferente, e sua atitude frente ao medo é o de “diminuir” o seu alvo de alguma forma para se fazer de superior.

Num sentido mais profundo eu acho que os praticantes do “bullying” sabem subconscientemente que aquelas pessoas diferentes possam no futuro se sobressair na vida adulta de alguma forma, como, por exemplo, crianças que são gênios precoces e não se encaixam no sistema de ensino normal, então frustrados os pretensos “valentões” descarregam uma raiva baseada no fato de saberem intimamente que no futuro eles serão mais um nas grandes engrenagens do sistema e que no fundo eles gostariam de serem diferentes também.

Esta matéria não tem a pretensão de dizer o que é certo ou errado, mas serve para que se reflita que, as historias em quadrinhos além de ser um entretenimento e de imitar em parte a vida real, possa ser vista como uma válvula de escape para aliviar as tensões da vida, e perceber que existem várias outras opções para as suas adversidades.Então tal qual as fabulas e os contos de fadas de antigamente que possuem uma moral no final da historia, eu espero que as pessoas possam também encontrar reflexões para seus problemas nas historias em quadrinhos.

Esse que vos fala sofreu bullying na escola, mas encontrou uma forma de superação lendo Homem-Aranha.

Compartilhe

Share to Google Plus
Henrique Em julho - 4 - 2011

Sobre o Autor

José Herique Ávila, é colecionador de quadrinhos desde os tempos mais primórdios, e o precursor do que hoje é a Comic City. Hoje está casado e continua lendo hq´s. Curti material da Vertigo e coleciona Heroclix.

  • http://www.facebook.com/people/Fernanda-G-Medeiros-Ávila/100001742097791 Fernanda G. Medeiros Ávila

    ADOREIIIIII………………………..
    LINDO ESSE MOÇO….
    ME APRESENTA?
    AMEI O POST….

    BEIJOKAS

    FER…

Conheça nossa Loja Física

Comic City Store

Destaques Loja Virtual - Comic City

Canal Jogo Sujo

Canal Jogo Sujo

Canal Manga Mii

Canal Manga Mii

Fan Page

Redes Sociais

facebook facebook rss

PARCEIROS

Visite o Marvel TCG
Visite o Blog da Las Bicudo
Visite o Collectors Edition
Visite o Frequncia Global
Visite o Lac_na C_ltural
Dimartizando!
Visite o Comic Box Hqs
Visite o Quadrim!
Quadrinhos em Questo
Murlocks | Blog & Comics
Visite o Aracnof
Visite o Supernovo
Visite o My Collection
Visite o Armada Mutuna
Visite o Garotas Nerds
Visite o PopVerso
Visite o Nerd Head
Visite o Canal Jogo Sujo
Visite o Quarto Geek
Visite o Bang! Yaeh!
Visite o I Cult Generation
Visite O Nome Disso  Sarcasmo
Visite o Salada?
Visite o Resident Evil Database?
Visite o Artesanoides
Visite a Turma do Caf
Visite o Miscelanea Cult
Visite o Almanaque Geek
Visite o Nerd no, Geek
Visite o Hard Sakura

LOJAS PARCEIRAS

Visite o Casa Geek